Harmonia das Cores

 

 

 

Com as cores adequadas você pode contrastar, harmonizar, iluminar, realçar, enfim, provocar as sensações que você quiser ao seu ambiente. Técnicas, como a técnica milenar chinesa Feng Shui, acreditam na influência das cores para a harmonização dos espaços. E, portanto, que cada cor provoca algo. Como por exemplo:

Violeta: privilegia o lado espiritual, propicia inovações e mudanças. É indicada para ambientes que favorecem à criatividade. O local fica mais elegante.

Amarelo: sinal de intelectualidade. É a cor do sol, do otimismo, da alegria. É ideal para locais estressantes, pois alivia a sensação de esgotamento mental. O amarelo também aumenta o apetite, por isso não deve ser empregada em excesso na cozinha ou na sala de jantar. É aconselhável para o escritório ou sala de trabalho.

Laranja: auxilia no processo criativo. Ideal para salas de estudos, escritórios e quartos.

Vermelho: fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor não é aconselhável. Não é recomendada na pintura de paredes, pois pode acarretar nervosismo.

Rosa: traz conforto e aconchego, é o tom do amor universal e resulta em tranqüilidade.

Verde: exprime sensação de paz, alivia a tensão e representa a esperança. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer cômodo da casa.

Azul: O azul é sinônimo de tranqüilidade. Nos quartos, a cor é ideal para um sono agradável. É recomendável também para a cozinha e sala de jantar.